Letramentos em diálogo com o acervo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa : uma ampliação da experiência com linguagem
Fecha
2016-11-22Autor
Cella, Sirley Morello
Orientador
Panozzo, Neiva Senaide Petry
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O desafio da prática alfabetizadora na perspectiva dos letramentos visual e literário originou este trabalho. A discussão tem por objetivo central identificar os princípios subjacentes às sequências didáticas, propostas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e as possibilidades de ampliação para além da área verbal. O aporte teórico sustenta-se em estudos sobre: alfabetização e letramento verbal, conforme Soares (2004), Kleiman (1995) e Tfouni (1995); sequência didática à luz de Marcuschi (2008), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004); o leitor contemporâneo segundo Santaella (2014); os multiletramentos a partir de Rojo (2013); o letramento literário conforme metodologia sistematizada por Cosson (2014); e o letramento visual de acordo com Panozzo (2007). Além desses teóricos, foram estudadas as orientações dos Cadernos de Formação para Professores do Pacto e analisado o acervo literário para leituras em salas de aula do terceiro ano, disponibilizado pelo Ministério da Educação. O delineamento metodológico da pesquisa assumiu a abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação, em uma classe regular de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da região da Serra do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma análise descritiva das orientações para a formação continuada de professores alfabetizadores do PNAIC, identificando a exploração didática dos livros de literatura infantil restrita à dimensão da linguagem verbal. O estudo do acervo literário disponibilizado ao terceiro ano do ciclo de alfabetização revela suas características como conjunto constituído pelo verbal, visual e literário. Um título desse acervo foi selecionado e explorado em planejamento didático e aplicação, sob a ótica dos letramentos, pelas suas características potenciais para tanto. Os dados obtidos demonstraram que a visualidade é um aspecto relevante para a atribuição de significados ao texto literário. Destaca-se a importância da mediação docente em resposta à pergunta norteadora da investigação, dirigida ao planejamento pedagógico, na perspectiva dos letramentos. Esse conceito guia uma necessária exploração mais abrangente dos sistemas que compõem e oportuniza um livro de literatura infantil e que oportunizam o diálogo com a vida, os outros e o mundo. A mediação didática, assim orientada, amplia a compreensão do texto, qualifica a leitura, a oralidade, a produção escrita, desenvolve a crítica compartilhada, além de fornecer subsídios para a qualidade da formação docente.