A construção dos conceitos de função afim e quadrática mediada pelo livro didático no ensino médio : um estudo à luz da teoria de Vigotski
Fecha
2024-09-09Autor
Fae, Alexandre Roberto
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Nesse estudo foi apresentado como os livros didáticos de matemática do Ensino Médio, indicados pelo PNLD 2021, podem mediar a construção de conceitos de função afim e de função quadrática. A base teórica dessa pesquisa foi construída a partir de ideias da teoria sociointeracionista de Vigotski: mediação, internalização, interação social, zona de desenvolvimento proximal e, em especial, a teoria de formação de conceitos. O corpus de pesquisa foi composto de três obras didáticas que, juntas, estão presentes em quase 80% das escolas de administração pública estadual e federal do município de Caxias do Sul. As obras selecionadas foram analisadas com base na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), e as categorias que emergiram desse processo foram: apresentação de contextos, apresentação de definições, propostas de atividades e retomadas de pré-requisitos. A terceira categoria foi dividida em três subcategorias: propostas de questões e testes, propostas de atividades com uso de tecnologia digital e propostas de explorações e investigações. Os resultados indicam que o livro didático tem potencial de mediação na construção dos conceitos de função afim e de função quadrática, em especial se: retomar conceitos que são pré-requisitos por meio de sondagens, apresentar situações de contexto relacionadas aos conceitos a serem estudados, enunciar as definições na linguagem simbólica combinada à linguagem materna e propor atividades variadas como questões contextualizadas, problematizações com uso de tecnologia digital, explorações e investigações que priorizem a interação social, a comunicação verbal e a produção escrita. Esses quatro aspectos, apresentados de forma articulada, potencializam a mediação da obra didática no processo de construção de conceitos de função afim e de função quadrática. Esse potencial está integrado à atuação do professor como mediador no processo de aprendizagem, por meio de explicações, orientações e intervenções que contribuem na construção e internalização desses conceitos. [resumo fornecido pelo autor]