Estratégias de aprendizagem para o ensino de equação de primeiro grau com aluno surdo
Fecha
2024-09-28Autor
Ariotti, Elisa
Orientador
Martins, José Arthur
Metadatos
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Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de ensino para a aprendizagem de equação do primeiro grau por um aluno surdo através da utilização de materiais manipuláveis e jogos no planejamento, aplicação e avaliação de uma sequência didática. Ela foi adaptada à realidade de um aluno surdo do Ensino Fundamental, especificamente no 7º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender no município de Bento Gonçalves/RS. A dissertação expõe uma pesquisa com a finalidade exploratória de equação de primeiro grau por meio de material manipulável, jogos e atividades direcionadas, com o intuito de proporcionar ao estudante o acesso e entendimento desse conteúdo, procurando explorar o raciocínio lógico abstrato dele. Os jogos utilizados na sequência didática são originais, produzidos pela própria autora, sendo alguns adaptados de outros trabalhos, de modo a potencializar a sua utilização no contexto da pesquisa. Todas as atividades e jogos foram planejadas com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico abstrato e compreensão de equação de primeiro grau. Com base em Vygotsky e Montessori, discute-se desde a aquisição da linguagem através da interação do sujeito com o ambiente até a manipulação de objetos para a construção e generalização de conceitos, resultando como produto desta pesquisa uma sequência didática denominada UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE PRIMEIRO GRAU PARA ALUNOS SURDOS. Essa sequência didática integra atividades direcionadas de retomada de conteúdo, uso de material manipulável e jogos para a compreensão de equação de primeiro grau. A análise dos dados obtidos com a pesquisa foi qualitativa, avaliando-se o diário de bordo, anotações, registros fotográficos, vídeos, desenvolvimento das atividades com materiais impressos e manipuláveis, dos jogos e do acadêmico protagonista da pesquisa, o qual revelou aprendizagens e envolvimento para além das expectativas da pesquisadora. Pode-se concluir que o produto educacional gerado a partir desta pesquisa, tornou-se um recurso didático com grande potencial para a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio lógico abstrato, propiciando um processo de ensino e de aprendizagem de Equação do primeiro grau mais acessível, compreensível e atrativo. [resumo fornecido pelo autor]
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