Educação musical e o transtorno do espectro autista
Fecha
2024-09-04Autor
Oliveira, Fábio Júnior Soares de
Orientador
Porto, Patrícia Pereira
Metadatos
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O transtorno do espectro autista é um distúrbio no desenvolvimento neurológico que gera déficits significativos na comunicação e interação social. No que se refere à educação musical com alunos no espectro, as dificuldades dos professores vão de falta de preparo profissional e estrutural até dificuldade de amparo na literatura científica. Partindo deste princípio, este projeto tem por objetivo uma revisão bibliográfica acerca do que se tem produzido nos últimos 7 anos no âmbito da educação musical para alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para tanto foi realizado um levantamento nos Anais dos Encontros Regionais e Congressos Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), entre os anos de 2015 a 2021, com foco em relatos de experiência, propostas de atividades e materiais auxiliares. Como resultados foram identificadas práticas de socialização e inclusão que podem contribuir tanto em habilidades musicais quanto em não-musicais. [resumo fornecido pelo autor]