Gestão de preço em um comércio varejista nos campos de cima da Serra

Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-03Autor
Panassol, Letícia Armiliato
Orientador
Guth, Sérgio Cavagnoli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O sucesso e lucro desejado de um empreendimento passam pelo gerenciamento de custos e despesas e a devida formação do preço de venda, tornando estes temas fatores determinantes para a competitividade da empresa. Este estudo de caso, possui como objetivo identificar tendências, desafios e oportunidades específicas enfrentadas pelo comércio varejista dos Campos de Cima da Serra. Justifica-se por se tratar da problemática relativa ao comércio de vestuário e a aplicação de uma gestão de preço adequada, cabe resolver o problema de pesquisa, o qual diz que o modelo de gestão é aplicável para o comércio varejista no ramo de vestuário. Deste modo, a metodologia foi embasada em estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa e descritiva, relacionando a uma empresa comercial varejista dos Campos de Cima da Serra, aliando os conceitos teóricos apresentados na pesquisa bibliográfica e, aplicando-os de forma prática. Mediante esta metodologia, foi possível sugerir a implementação de novos markups para determinadas marcas de produtos, visando lucro e pagamento de todas as despesas. Sugere-se que a empresa mantenha e revise periodicamente todas as despesas e custos das mercadorias e, também, recomendou-se para estudos futuros, a diferença dos regimes tributários do Lucro Presumido e Lucro Real, para fins de comparabilidade. Conclui-se através de todas as análises pertinentes, que o modelo de gestão para formação do preço de venda é aplicável para o comércio varejista de vestuário, e que se faz necessário estar atento aos indicadores da empresa, para melhor gerenciamento. [resumo fornecido pelo autor]