Previdência complementar aberta: um estudo com alunos de uma IES localizada em São Sebastião do Caí / RS
Zusammenfassung
O presente estudo tem como objetivo identificar as conclusões a partir da percepção de alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de uma IES em São Sebastião do Caí/RS sobre a previdência complementar aberta. Para isso, desenvolveu-se um estudo qualitativo, descritivo, com coleta de dados por meio de questionários semiestruturados aplicados em entrevistas em profundidade com dez participantes. Os resultados indicam que, embora os universitários reconheçam a importância do planejamento financeiro de longo prazo, muitos têm conhecimento limitado sobre previdência complementar. O estudo sugere a necessidade de políticas educacionais voltadas à educação financeira e à promoção da adesão a planos de previdência. A pesquisa contribui para o entendimento das lacunas no conhecimento sobre PCA entre futuros profissionais, oferecendo insights para políticas de incentivo à educação, planejamento financeiro e adesão ao plano estudado. No âmbito acadêmico, destaca-se a relevância de integrar mais conteúdo sobre finanças pessoais nos currículos. Entre as limitações, destaca-se a restrição geográfica do estudo, sugerindo a necessidade de pesquisas em populações mais amplas e diversificadas. Estudos futuros poderiam explorar a influência de administradores e contadores no planejamento financeiro a longo prazo. [resumo fornecido pelo autor]