Análise do comportamento de compra online internacional de pessoas da terceira idade

Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-11Autor
Sgandella, Manoela Michelon
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O número crescente de idosos no Brasil e no mundo tem feito com que esse grupo se torne cada vez mais parte da população ativa, tornando-se também uma importante parcela de consumidores de produtos e serviços, o que motivou o objetivo desta monografia: analisar o comportamento de compra online de pessoas da terceira idade. Foi utilizada uma abordagem descritiva quantitativa do tipo survey, coletando dados via questionário aplicado a alunos idosos dos cursos de tecnologia sênior da Universidade de Caxias do Sul. Os resultados apontam que, embora esses consumidores valorizem a segurança e acessibilidade dos sites, muitos ainda preferem lojas físicas, indicando desconfiança com compras online e dependência de recomendação social. O estudo conclui que melhorar a experiência digital para idosos, destacando segurança e suporte, pode incentivar sua adesão ao e-commerce. [resumo fornecido pelo autor]