Estratégias de comunicação multilíngue em empresas exportadoras

Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-21Autor
Dalcin, Lucas
Orientador
Andrade, Simone Fonseca de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a importância da comunicação e da linguagem no contexto das empresas exportadoras, focalizando as barreiras linguísticas enfrentadas com o objetivo de identificar estratégias para superá-las. Para tanto, desenvolveu-se um estudo qualitativo genérico de nível exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica de estudos sobre multinacionais e entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais que atuam na área de exportação, na região da Serra Gaúcha. Através das respostas obtidas nas entrevistas e levando em consideração o objetivo geral de investigar como empresas exportadoras gerenciam a comunicação em diferentes idiomas, destaca-se a importância da dominância do inglês e do espanhol para lidar com os mercados externos. Concluiu-se que as empresas exportadoras têm se mostrado proativas em gerenciar a comunicação multilíngue, alinhando-se parcialmente às recomendações da literatura teórica, mas também inovando ao adotar soluções práticas e tecnológicas para atender às demandas atuais. [resumo fornecido pelo autor]