Educação e linguagem : aprendizagem das preposições ‘para’ e ‘por’ pelo viés da semântica argumentativa, com vistas ao ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc)
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Mostra/ Apri
Data
2025-02-12Autore
Dal Pozzo, Daniela Fátima
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
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Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), à linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Volta-se para o estudo das preposições 'para' e 'por' sob o viés semântico-argumentativo, considerando o contexto discursivo de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), que é uma das minhas áreas de atuação e é o motivador da origem desta pesquisa. Pensar o ensino e a aprendizagem de língua é desafiador, talvez mais ainda quando se pensa o ensino para falantes não nativos que precisam aprender português por estarem emuma situação emergencial. Nesse ensino, muitas vezes, focamos muito em certas categorias linguísticas e esquecemos de outras, que também contribuem para a constituição do sentido, como as preposições. Dentre as dificuldades apresentadas pelos estudantes na aprendizagem de PLAc, uma delas diz respeito à compreensão do sentido das preposições nos discursos. De modo geral, no ensino, são tratadas apenas como nomenclatura e classificação morfológica, exigindo do aprendiz, na maioria das vezes, somente memorização, e não a compreensão do sentido que elas produzem no discurso. A tese que defendo é de que as preposições possuem uma argumentação interna (AI) associada ao enunciado/discurso, sendo que este estudo teórico é um primeiro passo fundamental para pensar - em estudos futuros - como professores podem trabalhar com essas e as outras preposições da língua portuguesa a partir de uma perspectiva semântico-argumentativa, contribuindo para que os estudantes compreendam o sentido e o uso desse importante mecanismo discursivo. Com a finalidade de pensar ensino e constituição semântica do discurso, este estudo parte do seguinte problema de pesquisa: como a descrição e a explicação de significações das preposições 'para' e 'por', sob o viés da Semântica Argumentativa, de Marion Carel e Oswald Ducrot, pode oferecer subsídios para compreender o uso e o sentido das preposições, a fim de que estudantes de português - em especial de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) - melhorem sua interação em língua portuguesa ? Para responder a essa questão norteadora, tem-se como objetivo geral: descrever e explicar a descrição das significações das preposições 'para' e 'por', a partir do viés teórico da Semântica Argumentativa, de Marion Carel e Oswald Ducrot, a fim de analisar como isso pode contribuir para a elaboração de estratégias pedagógicas que auxiliem estudantes de língua portuguesa, especialmente de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), na compreensão dos sentidos dessas preposições no discurso, visando a aprimorar sua interação em língua portuguesa. Trata-se de um estudo teórico, uma vez que se propõe à descrição e à explicação de significações das preposições 'para' e 'por', utilizando, apenas a título de exemplo, enunciados proferidos por estudantes meus de PLAc. Com base nesta pesquisa, foi possível verificar que as preposições possuem uma argumentação interna (AI) associada ao discurso. [resumo fornecido pelo autor]