Fatores psicossociais envolvidos na prática do ensino híbrido implantado por profissionais da educação básica
Datum
2025-03-03Autor
Ribeiro, Victor Abreu
Orientador
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Pode-se afirmar que o Ensino Híbrido (EH) é a articulação dos processos de ensino e aprendizagem que implicam a mistura e integração de áreas, profissionais e alunos, em espaços e tempos distintos, mediados pela tecnologia. Recentemente, escolas de Educação Básica têm recorrido ao EH como estratégia voltada às exigências sanitárias ligadas à pandemia provocada pelo SARS-Cov-2. O modo como o EH foi implantado gerou uma demanda a ser atendida com maior urgência: o desenvolvimento técnico e adequado de professores num período curto de tempo e com máxima preocupação sanitária. O EH, frequentemente entendido como um instrumento de ensino inovador (por ser capaz de conciliar espaços, tempos e projetos, presencial e online), exigiu do professor um papel como designer de novas ferramentas pedagógicas e, por esta razão, não poderia ser implantado satisfatoriamente em tão pouco tempo. A partir da percepção deste problema, buscou-se portanto identificar os fatores psicossociais presentes na prática do EH desenvolvida por profissionais da Educação Básica da Rede Privada de Ensino na cidade de Caxias do Sul. Para tal, a metodologia foi quantitativa - através do uso do questionário Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) desenvolvido por Facas (2013) - aplicado em modalidade online para 65 pessoas, unida à abordagem qualitativa através de uma entrevista semi estruturada com 10 professores que trabalharam em instituições da Educação Básica e que praticaram o EH nos seis meses anteriores à pesquisa. Os resultados indicam a coexistência de fatores de proteção e de risco nos contextos de trabalho. Os primeiros estão mais vinculados às atitudes e comportamentos individuais dos trabalhadores e à presença de uma gestão escolar mais coletiva. Já os fatores de risco estão mais ligados à organização prescrita do trabalho dentro do contexto de compulsoriedade e de escassa preparação. Como resposta às demandas encontradas, sugeriu-se o roteiro 'Tecnologia e Bem-estar do Professor: Sensibilizar Gestores para Desenvolver Pessoas', como produto técnico que busca promover ações de redesenho de trabalho e práticas organizacionais que colaborem no fortalecimento dos fatores de proteção no contexto do Ensino Híbrido e de implantação de novas tecnologias em sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]