Percurso formativo do estudante na verticalização da educação profissional e tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha -RS

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Data
2025-03-12Autore
Arsego, Lucinda
Orientador
Welter, Cristiane Backes
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Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o "Percurso Formativo do Estudante na Verticalização da Educação Profissional e Tecnológica no IFRS - Campus Farroupilha - RS". Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu-UCS), na linha de pesquisa de Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Objetivou examinar os processos educacionais mobilizados pelo IFRS e o Campus Farroupilha, para validar o cumprimento do princípio da verticalização da educação profissional e tecnológica nos percursos formativos dos estudantes da instituição. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, mediante análise documental e estudo de caso, conforme proposto por Robert Yin, evidenciado pela escolha do IFRS - Campus Farroupilha, como lócus de pesquisa. Além disso, identificou-se importantes marcos do desenvolvimento histórico da educação profissional e tecnológica no mundo e no Brasil e, suas contribuições para a formação e o desenvolvimento da sociedade. Conheceu-se um pouco da história sobre a constituição dos Institutos Federais e do Campus Farroupilha, local onde os estudos foram efetuados. Para corroborar e fundamentar as ideias desta etapa, foram abordados autores como Pacheco, Ciavatta, Ramos e Frigotto, que trazem importantes reflexões sobre a educação profissional e tecnológica e o princípio da verticalização do ensino nos Institutos Federais. No que se refere ao estudo sobre a história da educação profissional no Brasil e no mundo, foram investigados estudiosos que compreendem aspectos históricos do ensino profissional tais como Cambi, Manfredi, Manacorda, Ciavatta e Ramos. Em relação à coleta de dados, foram utilizadas fontes de informações extraídas dos sistemas acadêmicos, de documentos institucionais do IFRS, Campus Farroupilha e a legislação educacional, principalmente a Lei nº 11892/2008, que criou os IFs, e a LDBEN nº 9394/1996. No que concerne à análise dos dados, foi construída a partir da técnica de análise de conteúdo, com a construção de categorias de análise propostas por Bardin. Mediante a constatação da existência de egressos que realizaram seu percurso formativo efetivando o princípio norteador da verticalização do ensino, conversou-se com três pessoas, que participaram de uma entrevista semiestruturada. Com os dados obtidos, foi efetuada análise de conteúdo a partir das categorias que emergiram por meio da realização dessas entrevistas e, ainda, da análise dos demais dados encontrados nos sistemas acadêmicos e que contribuíram para a realização deste estudo. As categorias elaboradas foram: 1 - Princípio da verticalização do ensino; 2 - Percurso Formativo; 3 - Acesso dos estudantes aos cursos do IFRS; 4 - Mola propulsora da verticalização; 5 - Adversidades na verticalização; 6 - Incentivos à permanência dos estudantes na verticalização. Como resultados desta pesquisa relacionada ao percurso formativo dos estudantes, constatou-se que ocorreu parcialmente a vivência do princípio da verticalização do ensino na Unidade do Campus Farroupilha. É possível constatar que a instituição está comprometida com o princípio da verticalização do ensino. No que diz respeito aos processos educacionais, percebeu-se que estão vinculados a documentos ou normativas com a proposição de atender ao princípio da verticalização do ensino, contanto que haja uma continuidade, que não ocorra interrupção do curso e que os discentes tenham compreensão do percurso que precisam realizar. [resumo fornecido pelo autor]