Ecos da experiência multiterritorial: ecossistemas-turístico-comunicacionais e a virtualização pelas redes sociais
Datum
2025-03-17Autor
Pissaia, Álan
Orientador
Baptista, Maria Luiza Cardinale
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
A presente pesquisa tem como foco sinalizadores nos processos de virtualização de ecossistemas-turístico-comunicacionais. Nessa perspectiva, o objetivo geral é cartografar processos de virtualização de ecossistemas turístico-comunicacionais, considerando a experiência multiterritorial pelas redes sociais, com foco empírico no Instagram. Esta proposição se desdobra nos seguintes objetivos específicos: conceituar processos de virtualidade; caracterizar ecossistemas turístico-comunicacionais; cartografar a experiência multiterritorial pelas redes sociais, com foco empírico no Instagram e relacionar turismo e virtualidade a partir de uma visão de dois ecossistemas-turístico-comunicacionais. Em termos teóricos, a pesquisa envolve estudos relacionados à temática 1, como multiterritorialidade e virtualidade, a partir de autores como Lévy (1998; 2001) e Lemos (2013); à temática 2, denominada transversalizações ecossistêmicas, com os estudos de Baptista (2015; 2018; 2019) e à temática 3, relacionada à desterritorialização e experiência multiterritorial, a partir de autores como Massey (2015) e Haesbaert (2004; 2007). A estratégia metodológica para a elaboração deste estudo é por meio da Cartografia dos Saberes (Baptista, 2014; 2023), em conjunto às Matrizes Rizomáticas (Baptista, 2023). Trata-se de duas estratégias acopladas, em alinhamento à Ciência Contemporânea, complexa, ecossistêmica e holística. Em termos operacionais são plurimetodológicas e processuais e servem de apoio para a construção do corpus da pesquisa e parametrização dos procedimentos de análise. Nesse sentido, a investigação envolve uma cartografia virtual com dois ecossistemas, para análise empírica, por meio de perfis oficiais de turismo dos municípios de Bento Gonçalves/RS e de Nova Petrópolis/RS, situados na Serra Gaúcha. Os sinalizadores nos processos de virtualização, apontam, portanto, que as redes sociais adotam uma dinâmica multiterritorial própria, assim como o Instagram que possui apelo imagético pelo 'senso de novidade', ampliando seu alcance por meio do uso das hashtags. De igual modo, a diversificação de formatos de conteúdo, a autenticidade na comunicação e o aumento da consciência sobre sustentabilidade, são imponentes catalizadores na promoção da experiência do usuário. Em uma concepção holística, a relação de Turismo e Virtual sinaliza um novo conceito que perpassa por uma reconfiguração do espaço-temporal, no sentido de compreender que a tecnologia não é um meio, mas uma ambiência para novos caminhos. Pondera-se, ainda, o equilíbrio 'fluente' como fractal no 'devir' viagem e no aspecto desterritorializante da virtualização em rede. [resumo fornecido pelo autor]