Mulher preta e a publicidade brasileira: reflexos anunciados

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Data
2024-12-23Autore
Ferreira, Thais Corrêa
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
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O presente trabalho visa compreender a construção e reprodução de representações identitárias de mulheres pretas pela publicidade brasileira no mercado cosmético. Com tal propósito, foi adotada uma abordagem qualitativa, integrada por revisão bibliográfica, análise crítica do discurso e entrevistas em profundidade, embasando o estudo exploratório. O segundo capítulo, fundamentado pela análise bibliográfica, apresenta termos e conceitos fundamentais, como interseccionalidade, branquitude, representação e imagens de controle. No terceiro capítulo, é aplicada uma perspectiva histórica decolonial no aprofundamento da história da escravização negra no Brasil, buscando compreender as heranças desse período, principalmente para as mulheres pretas. O quarto capítulo une a análise crítica de campanhas publicitárias contemporâneas do mercado cosmético brasileiro, com representações de mulheres pretas, dentro do período da quarta onda feminista, à coleta e análise de entrevistas em profundidade com seis mulheres negras, oferecendo um mergulho no universo dessas mulheres como protagonistas de suas próprias vivências, acrescentando uma perspectiva original e subjetiva ao estudo. Portanto, conclui-se que as representações de mulheres pretas veiculadas pela publicidade de cosméticos afetam intimamente a construção identitária dessas mulheres. Essas representações, estruturadas e disseminadas desde o período escravocrata, associadas a ideologias coloniais, permanecem como elementos marcantes no imaginário social e na vida de mulheres pretas. Logo, a mídia publicitária necessita observar com atenção o que repercute em seus discursos, reconhecendo o impacto das narrativas que dissemina. [resumo fornecido pelo autor]