Geração Z fortalecendo marcas no TikTok: a produção de conteúdo espontâneo em torno do Grupo Boticário

Mostra/ Apri
Data
2024-12-23Autore
Faria, Vinícius de
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
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O presente trabalho tem como objetivo compreender como o UGC - User-Generated Content, ou conteúdo gerado pelo usuário, é produzido na rede social TikTok em torno das marcas e como pode contribuir para o seu fortalecimento entre consumidores da geração Z. A metodologia do estudo possui viés qualitativo, inicialmente apresentando-se uma revisão bibliográfica, seguida de um estudo de caso com a elaboração de uma análise com referência especialmente em produções do TikTok. A base teórica compreende três etapas. A primeira envolve uma delimitação do comportamento da geração Z e as novas possibilidades de consumo de marcas. A segunda aborda a formação das comunidades virtuais presentes no TikTok e sua relação com o entretenimento e estratégias de comunicação na atualidade. A etapa final foca no estudo de caso de marcas do Grupo Boticário e a análise da produção de conteúdo espontâneo relacionadas a elas, realizada por usuários no TikTok. Além disso, realiza-se uma pesquisa quantitativa complementar com a geração Z, buscando suas percepções em relação ao UGC. Ao final desse estudo é possível concluir que o UGC - conteúdo gerado pelo usuário, em torno de marcas no TikTok representa uma inovação na comunicação permitindo maior vínculo entre consumidores e marcas envolvendo uma geração que nasce no contexto da internet - a geração Z. Há um fortalecimento de relações mercadológicas na atualidade a partir da participação ativa e autêntica de usuários/consumidores na construção de sentidos em torno das marcas, sinalizando-se a necessidade do compromisso com a verdade na comunicação, especialmente na área publicitária. [resumo fornecido pelo autor]