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Meninas e marcas no cenário do consumo: a produção espontânea de conteúdos para marcas no TikTok

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TCC Marina Pizzatto Bresolin.pdf (27.80Mb)
Data
2024-12-23
Autor
Bresolin, Marina Pizzatto
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
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Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos criados por meninas no TikTok em relação às marcas, sob a perspectiva do UGC - User Generated Content, a partir de uma sensibilização por meio de estratégias de comunicação. O alicerce para o desenvolvimento do estudo é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. O trabalho é organizado em três partes principais, o segundo capítulo explica o comportamento de consumo de meninas entre 08 a 12 anos, faixa etária do estudo em questão. São abordadas também as aproximações das marcas junto às futuras consumidoras, trazendo brevemente o perigo da adultização precoce. O terceiro capítulo apresenta a plataforma TikTok, suas características e histórico, aprofundando no potencial de produção de UGC, seu impacto e uso estratégico. Por fim, no quarto capítulo são averiguadas de maneira aprofundada as produções espontâneas de meninas no TikTok, relacionadas ao consumo de produtos e marcas, especialmente em torno do mercado de beleza, sob a perspectiva do UGC, apresentando cinco categorias estratégicas. A metodologia nesta etapa é pautada na observação na internet, que busca a análise de conteúdo de produções realizadas no TikTok. Desse modo, conclui-se que as marcas adotam estratégias de comunicação variadas e persuasivas, que indiretamente atraem e se aproximam de um público específico em tenra idade, que tem seu comportamento marcado por mudanças advindas da rede e pelas dinâmicas de consumo. Nas produções espontâneas realizadas em torno de marcas no TikTok as meninas demonstram criatividade e desenvoltura, mas também sinais de ansiedade e o consumo de produtos e marcas que por vezes distancia-se do universo ideal para esse grupo. Isso revela a importância da educação midiática, para que o ciclo formado entre meninas, marcas e redes sociais possa ser benéfico e assertivo, preparando-se com cuidado as consumidoras do futuro. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14409
Collections
  • Publicidade e Propaganda [49]

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