A importância do planejamento na criação de novas empresas
Date
2024-12-24Author
Fonseca, Luana Macedo Nunes
Orientador
Jaeger, Silvio Aurélio
Metadata
Show full item recordAbstract
O objetivo geral do presente estudo foi ressaltar a importância do planejamento antes da abertura de qualquer empreendimento. De modo mais específico, buscou-se obter informações mais precisas, como: o quanto os empresários planejam ou não a abertura de um novo negócio, se os mesmos constroem um Plano de Negócios e se fazem análise para a tomada de decisões. Para a realização deste estudo, foi utilizada a pesquisa quantitativa, com o auxilio de um questionário estruturado com perguntas abertas e semiabertas. Dentro do universo de empresários da cidade de Gramado, Rio Grande do Sul, foram selecionados apenas empresários de microempresas da cidade supracitada. Sendo a amostra selecionada por tipicidade. A falta de planejamento é um dos maiores motivos de falência nas empresas, por isso, pode-se dizer que o Plano de Negócios não é apenas importante, ele é necessário para o planejamento de novos negócios, além disso, pode evitar futuros erros causadores de prejuízo. Com este estudo, pode-se concluir que o Plano de Negócios, elaborado adequadamente, é uma grande ferramenta para o sucesso de qualquer empreendedor e que o planejamento é indispensável para qualquer empreendimento. [resumo fornecido pelo autor]