Inovações na gestão ambiental portuária : um estudo de caso no Porto do Rio Grande - Brasil
Datum
2014-05-06Autor
Quintana, Cristiane Gularte
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
No ambiente corporativo, assim como no portuário, as mudanças são necessárias, pois os clientes estão cada vez mais informados e exigentes nas suas escolhas. Desta forma, as mudanças podem ocorrer por meio de ações inovadoras e sustentáveis, que também irão forçar os sistemas de gestão nos portos, a obterem maiores índices de eficiência e de produtividade, que serão fatores de diferenciação entre os portos. Neste sentido, a questão da pesquisa foi: quais as inovações, no âmbito da gestão ambiental, desenvolvidas no Porto do Rio Grande, segundo as dimensões do Manual de Oslo? Por consequência, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar as inovações desenvolvidas no Porto do Rio Grande, segundo as dimensões do Manual de Oslo, relacionadas com a gestão ambiental. Em relação às características metodológicas, o trabalho tem como estratégia de pesquisa, o estudo de um caso, no qual a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade, baseada em um roteiro pré-estabelecido, aplicada a uma população de trinta gestores do porto.
O problema foi abordado sob dois focos: o primeiro na fase qualitativa, em que se pretendeu
identificar, por meio da técnica de análise de conteúdo, através das entrevistas e, também,
com aplicação do questionário, quais eram as inovações que ocorreram na área ambiental, nos
últimos três anos, segundo Manual de Oslo, no Porto do Rio Grande. A fase quantitativa foi
composta de três etapas, quando se pretendeu: i) verificar a percepção dos gestores sobre as
ações que caracterizam a gestão ambiental do porto, relacionadas com os requisitos de
avaliação da gestão ambiental, propostos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(ANTAQ); ii) averiguar quais os dados de identificação do perfil profissional dos gestores,
que influenciaram no surgimento das inovações, que ocorreram no porto; e iii) analisar se as
possíveis inovações relacionam-se com os requisitos de avaliação da gestão ambiental,
propostos pela ANTAQ. Foram identificadas como resultado, quarenta e cinco inovações,
sendo estas, classificadas de acordo com o Manual de Oslo em: 02 inovações de produto; 14
inovações de processo; 05 inovações de marketing; e 24 inovações organizacionais.
Destacando que no porto mais de 90% dos gestores percebem de forma positiva: a
importância das questões ambientais para o seu setor; algum conhecimento em relação ao
monitoramento ambiental, desenvolvido pelo porto; que para efetivar a gestão ambiental é
necessária a integração e colaboração de todos os setores, e; que o seu setor é relevante para o
programa de educação ambiental. Por outro lado, parte dos entrevistados relata a falta de
indicadores ambientais, que poderiam servir como instrumento de auxilio para avaliar o
desempenho do setor. Entre as variáveis do perfil profissional analisadas, destaca-se a relação
do vínculo empregatício e da formação acadêmica, como características que apresentaram
uma correlação significativa com o número de inovações identificadas na população. Por fim,
constata-se que o Porto do Rio Grande vem desenvolvendo uma série de inovações, que
contribuem para as questões ambientais, refletindo de uma forma geral na sociedade.