Alocação dos custos indiretos de fabricação : impactos no custo final e na fixação de preços de venda em uma empresa de serviços de pintura automotiva
Abstract
A contabilidade de custos vem adquirindo respaldo dentre a contabilidade gerencial, sendo que, a cada dia é mais comum empresas buscarem perfis de profissionais do ramo contábil que possuem a capacidade de avaliar e analisar os custos industriais de tal forma que possa fornecer informações coesas para a tomada de decisão. Identificar custos que são aplicados diretamente aos produtos ou serviços é algo simples se comparado com as dificuldades de se ratear custos não identificados diretamente no processo. É necessário conhecer o processo de produção para entender a relação que cada item possui com os custos indiretos, aplicando assim, métodos de rateio que melhor se adapte às necessidades de cada empresa. Esta pesquisa tem por finalidade responder a seguinte pergunta: De que forma técnica a alocação dos custos indiretos, tomando por base a área ocupada necessária para a pintura de peças na empresa Endosul Pinturas Automotivas Ltda, impactam no custo total e nas estratégias de formação dos preços de venda dessa empresa mencionada? Para argumentar e responder a esta questão realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de fundamentar conhecimentos e resultados de outras pesquisas já realizadas por outros autores. Utilizando o método de estudo de caso único, a pesquisa aborda de início, os conceitos básicos de custos, economia e também os métodos mais utilizados para apropriação de custos indiretos aos produtos produzidos ou serviços prestados. Na sequência, é feito um breve relato da empresa caso, apontado os modelos de rateio de custos existentes, em paralelo, compara-se estes modelos com sugestão de cálculo definido como ideal para a empresa. Por fim, concluiu-se que, muitas empresas ainda possuem dificuldades na tratativa dos custos indiretos, e estes, são decisivos quando mal alocados, podendo impactar desde o preço fixado, até mesmo as decisões de retirada de itens de linha. Evidentemente, este estudo colaborou para sanar diversas dúvidas de empresários responsáveis pelas decisões da organização e também para alunos que desejam explorar esta área de atuação, pois entender como os custos impactam em cada produto ou serviço deixa a empresa em vantagem, uma vez que saberá como conduzir as negociações de tal forma que não afetará na lucratividade da organização (sic).