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A influência da gestação nos parâmetros da marcha durante uma atividade de dupla tarefa

Ver/
Dissertação Stefanie Defaveri Ciotta.pdf (1.041Mb)
Dissertação Stefanie Defaveri Ciotta.pdf (251.5Kb)
Fecha
2025-05-29
Autor
Ciotta, Stéfanie Defaveri
Orientador
Bonetti, Leandro Viçosa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O objetivo principal deste estudo foi avaliar as potenciais influências de diferentes períodos gestacionais nos parâmetros espaço temporais durante uma atividade de dupla tarefa. Este estudo incluiu o grupo gestacional (GG) composto por 20 mulheres grávidas e o grupo controle (CG) que consistiu de 20 mulheres saudáveis e não grávidas. O CG foi avaliado uma única vez, enquanto o GG foi avaliado durante o segundo trimestre e o terceiro trimestre de gestação. As participantes realizaram uma tarefa cognitiva de fluência verbal seguida de uma avaliação da marcha. Posteriormente, as participantes completaram uma atividade de dupla tarefa, que envolveu realizar a tarefa de caminhada simultaneamente com a tarefa cognitiva de fluência verbal. Para avaliar as diferenças nas variáveis de marcha espaço temporais entre os grupos, independentemente do tipo de tarefa realizada, foi utilizada uma ANOVA de dois fatores (grupo e tarefa). A única variável que apresentou mudanças estatisticamente significativas foi a cadência, que, independentemente do trimestre gestacional, apresentou-se significativamente reduzida durante a atividade de dupla tarefa. Embora estudos anteriores tenham demonstrado mudanças cognitivas durante a gravidez, adicionar uma tarefa cognitiva à caminhada não influenciou significativamente a maioria dos parâmetros analisados. Esses achados indicam que as mulheres grávidas demonstram uma forte capacidade de realizar caminhadas de forma eficaz durante uma atividade de dupla tarefa. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14584
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde [63]

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