Terceiro setor: análise das estratégias de comunicação para a arrecadação de contribuições de pessoas físicas
Zusammenfassung
O terceiro setor é um importante ator no enfrentamento de diversos problemas sociais. Para sua atuação, o apoio da comunidade é essencial, seja ele proveniente de pessoas físicas ou jurídicas e a comunicação atua como uma forte aliada na obtenção deste apoio. A presente monografia busca compreender as estratégias utilizadas na comunicação pelo terceiro setor e sua eficácia na arrecadação de contribuições de indivíduos. Com este propósito, foi estabelecido o objetivo de identificar as estratégias de comunicação utilizadas pelo terceiro setor que mais contribuem para a arrecadação de doações de pessoas físicas. Considerando este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o terceiro setor e a comunicação utilizada pelo mesmo, bem como um estudo de caso com uma organização referência na arrecadação de doações de pessoas físicas, o Intercept Brasil. O estudo de caso demonstra a importância de estratégias realizadas no contexto digital, utilizando-se das redes sociais, com mensagens que evidenciem os impactos causados pela ONG, com apelos emotivos e linguagem direta e clara sobre as doações. Doação de valores menores com previsão de prazo bem estabelecidas também parecem apresentar uma eficiência maior na conversão de doadores. [resumo fornecido pelo autor]