A contribuição do tradicionalismo para a criação do senso de pertencimento a uma organização empresarial: estudo de caso da Marcopolo e do CTG marco da tradição
Date
2025-06-10Author
Tochetto, Claudimara de Camargo
Orientador
Roveda, Vanessa
Metadata
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Este estudo, realizado no Centro de Tradições Gaúchas Marco da Tradição, da Fundação Marcopolo, teve como objetivo verificar de que forma o tradicionalismo pode contribuir para o desenvolvimento do senso de pertencimento de um indivíduo a uma organização empresarial. Nesse contexto, ainda pretendeu investigar o papel da cultura e os movimentos culturais tradicionalistas do Rio Grande do Sul; identificar de que forma o senso de pertencimento se consolida no sujeito; e analisar a forma pela qual as organizações empresariais se movimentam para estimular o senso de pertencimento em seus trabalhadores. Sua metodologia se constitui por ser qualitativa, bibliográfica, com estudo de caso realizado no CTG Marco da Tradição, pertencente à Fundação Marcopolo, vinculada à Marcopolo S.A. Foram entrevistadas quatro pessoas que tinham vinculação direta e indireta com o CTG, com a Fundação Marcopolo ou com a Marcopolo S.A., onde cada um respondeu instrumento de pesquisa específico para o cargo que ocupavam e considerando o tema da pesquisa. Como resultados, tem-se que o tradicionalismo gaúcho passou a fazer parte de outros ambientes, além dos CTGs, a exemplo das empresas, que começaram a cultivar o tradicionalismo em sua forma mais histórica. Nos espaços corporativos podem ser criadas todas as formas de incentivo à cultura local, fazendo com que o colaborador identifique-se e fortaleça seu senso de pertencimento aquele grupo e isso contribui para identificação e pertencimento do colaborador. O caso da empresa Marcopolo com o CTG Marco da Tradição mostra como isso é possível através de suas práticas. [resumo fornecido pelo autor]
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