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Desdobramentos psicossociais do diagnóstico em famílias de crianças com transtorno do espectro autista

Öffnen
Dissertação Amanda Dayse Loureiro Serra Silva.pdf (2.370Mb)
Dissertação Amanda Dayse Loureiro Serra Silva.pdf (374.7Kb)
Datum
2025-07-10
Autor
Silva, Amanda Daysê Loureiro Serra e
Orientador
Maggi, Alice
Metadata
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Zusammenfassung
Esta dissertação tem como objetivo analisar os desdobramentos psicossociais do diagnóstico em família de crianças do Transtorno do Espectro Autista, visando descrever aspectos gerados nestas instituições familiares, e para isso, desenvolver um produto técnico que os auxilie. Esta pesquisa consiste em um estudo de campo com natureza qualitativa do tipo descritivo, utilizando a análise de conteúdo de Bardin para analisar as entrevistas. Foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas, sendo convidado a participar deste estudo apenas um membro de cada família que possuem crianças diagnosticada com TEA, sendo necessário que este atendesse a todos os critérios de inclusão. A pesquisa foi realizada em uma clínica multiprofissional na referida cidade. Dentre os participantes do estudo, três eram mães, um pai e uma tia materna. Os dados obtidos foram analisados e divididos em categorias, conforme a análise de conteúdo. As três categorias analisadas neste estudo foram: "aspectos psicossociais do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista"; "família e rede de apoio"; e "particularidades das famílias". Contudo, este estudo demonstrou que as famílias de crianças com TEA apresentam aspectos característicos comuns entre si e também aspectos subjetivos, intrínsecos e específicos que são moldados diante de suas próprias experiências e do fluxo de suas dinâmicas familiares. A partir dos dados encontrados, foi desenvolvido uma cartilha de apoio para as famílias que estão inseridas no contexto do TEA, com o objetivo de fornecer orientações práticas e suporte nos desafios diários. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14705
Collections
  • Mestrado Profissional em Psicologia [43]

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