Brotar: design de serviço para um consumo consciente de alimentos in natura
Datum
2025-02-18Autor
Machado, Paloma Sangali
Orientador
Prudencio, Ana Valquíria
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
A monografia que vos apresento é o resultado da pesquisa realizada para a Conclusão do Curso de Bacharelado em Design, juntamente a marca, serviço e produto, que contribuirá para completar o projeto, que aborda o assunto sobre alimentação consciente e o incentivo para uma mudança de hábito, com novas experiências como conhecer, cultivar e preparar. Abordar o assunto sobre alimentação é também aprender a desfazer velhas crenças, é conseguir traçar um perfil de pessoas que buscam repensar a sua vida e estar conectado com o todo. A tecnologia trouxe muitas mudanças na vida das pessoas, e isso impactou também nos alimentos. É possível encontrar agrotóxicos, antibióticos, sementes modificadas, entre outras coisas, em muitos produtos que se fazem presente nas prateleiras dos supermercados. É necessário rever nossos hábitos, buscar informações sobre os alimentos, e também entender como é o seu ciclo de vida, através do cultivo. Mas esse sentimento precisa vir de dentro das pessoas, essas que são dotadas do poder da decisão. Durante todo o processo de pesquisa, foi possível encontrar pontos ao qual seria necessário aprofundar mais, assuntos como de onde vem o alimento, quais são seus benefícios, como é ter uma vida fast e slow, traçando esse caminho, foi possível elaborar entrevistas que contribuíram para validar as ideias coletadas anteriormente. Como solução projetual, desenvolveu-se uma plataforma digital que contribui para agrupar uma grande quantidade de informações coerentes sobre os alimentos, com isso, para complementar, criou-se também um manual de cultivo, que contribuirá para incentivar a busca do conhecimento. As ilustrações serão a peça chave do trabalho, pois ajudam a complementar e deixar os assuntos mais divertidos, mas sem perder a sua importância e credibilidade, por isso, será possível encontrá-las em todos os projetos. Além da informação, é possível interagir com toda a fase do alimento, plantando, por isso, como solução do projeto de produto, pensou-se em vasos autoirrigáveis, que trarão essa independência para aqueles que optarem em participar desse momento. A identidade visual e seus pontos de contato, juntamente com o produto e o serviço, se alinham à proposta e conceito da marca. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
- Design [59]