• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Welcome to Barbieland: uma análise sobre o feminismo como recurso narrativo no universo de Barbie, o filme

Thumbnail
View/Open
TCC Gabriela Cristina Javornik.pdf (2.264Mb)
Date
2025-06-10
Author
Javornik, Gabriela Cristina
Orientador
Roveda, Vanessa
Metadata
Show full item record
Abstract
O principal objetivo deste trabalho é identificar de que forma o feminismo e os estereótipos de gênero são utilizados na construção da narrativa do filme Barbie (2023), bem como compreender o comportamento dos principais conceitos da filmologia feminista ao longo da trama. Em um primeiro momento, aprofunda-se a pesquisa bibliográfica em torno dos temas feminismo, estereótipos de gênero e teoria feminista do cinema. Em seguida, é feita a análise fílmica do objeto de estudo para investigar as estratégias adotadas por Greta Gerwig, diretora do longa-metragem, no decorrer do storytelling a fim de fazer conexões entre o feminismo, a filmologia feminista e o enredo retratado na obra. Por fim, são apresentadas as descobertas obtidas a partir do estudo, verificando a utilização de quatro dos estereótipos-chave apresentados por Chaudhuri (2006): the male gaze, the female voice, the monstrous-feminine e a masculinidade em crise, de forma a mostrar trechos do filme que exemplificam a contestação ou a corroboração desses conceitos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14771
Collections
  • Comunicação Social - Publicidade e Propaganda [76]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV