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Possíveis intervenções da terapia de aceitação e compromisso na automutilação em jovens adultos

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TCC Amanda Foscarini Varisa.pdf (474.9Kb)
Date
2025-07-09
Author
Varisa, Amanda Foscarini
Orientador
Lhullier, Cristina
Metadata
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Abstract
A autolesão não suicida (NSSI) caracteriza-se como um tipo de machucado feito por si próprio sem a intenção de suicídio, no qual os tecidos do corpo humano são feridos de forma deliberada, repetitiva e intencional. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso é descrever possíveis intervenções da Terapia de Aceitação e Compromisso na automutilação em jovens adultos. Como objetivos específicos, propõe-se apresentar o conceito de automutilação, elaborar um panorama da adultez jovem em seus aspectos biopsicossociais e descrever os conceitos e os objetivos da Terapia de Aceitação e Compromisso. Os assuntos abordados na revisão da literatura contemplam os objetivos específicos. O delineamento é qualitativo, exploratório e interpretativo. Como fonte, foram selecionados 40 trechos da segunda edição do livro Objetos Cortantes, de Gillian Flynn. O instrumento utilizado foi uma tabela na qual os trechos selecionados foram descritos e classificados em temáticas. O referencial de análise tange à análise de conteúdo de Laville e Dionne, de modelo misto e estratégia de emparelhamento. Os resultados foram organizados em três categorias nomeadas Aspectos da Adultez Jovem, Automutilação e Conceitos da Flexibilidade e Inflexibilidade da Terapia de Aceitação e Compromisso. A discussão organiza-se em seis momentos que visam estabelecer relações entre automutilação, adultez jovem e flexibilidade e inflexibilidade psicológicas. Foram propostas as seguintes intervenções: desesperança criativa, com o objetivo de enfraquecer o uso da automutilação como estratégia de controle experiencial e promover abertura a novas estratégias para lidar com o sofrimento emocional; abrir espaço a uma emoção dolorosa, visando desenvolver abertura ao sentimento de angústia, rejeição e inadequação da personagem, abordando aceitação; exercício da compaixão, objetivando mobilizar sentimentos compassivos da personagem ao promover aceitação de emoções aversivas relacionados à autoimagem de seu corpo, bem como desfusão das palavras nele presentes; exercício de desliteralização, com o intuito de reduzir o significado do som associado à palavras gravadas no corpo da personagem, como ?má?, promovendo desfusão cognitiva; metáfora do xadrez, com o intuito de diferenciar o self de descrições passageiras, associando a ?batalha? do jogo à necessidade de controle ou fuga dos eventos internos por meio da automutilação, e o tabuleiro como seu self; direcionar a atenção para a respiração, com o propósito de desenvolver atenção flexível em momentos de conflitos com a mãe; Planilha Avaliação dos Valores, Formulário de Narrativa dos Valores e Questionário da Vida Valorizada-2, para auxiliar a personagem a entrar em contato com os valores justiça, carreira/emprego, amizades/relações sociais e autocuidado; e Formulário de Objetivos, Ações e Barreiras, visando estabelecer comportamentos referentes aos valores mencionados, abordando ações comprometidas. Estas intervenções exemplificam as possíveis aplicações da ACT no contexto da automutilação em adultos jovens, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos mesmos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14783
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [282]

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