• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estratégias de intervenção em pacientes adultos com transtornos de ansiedade com base na terapia dos esquemas

Ver/
TCC Susana Elisabeth Neumann.pdf (516.9Kb)
Fecha
2025-07-12
Autor
Neumann, Susana Elisabeth
Orientador
Lhulhier, Cristina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A terapia dos esquemas é considerada uma abordagem que preconiza que esquemas iniciais desadaptativos são oriundos das necessidades emocionais não satisfeitas pelo indivíduo na infância, elaborados ao longo da vida e norteados pelas experiências, fatores sociais, genéticos e ambientais vivenciados, gerando aflições e predisposição à formação de psicopatologias. Os transtornos de ansiedade são prevalentes em 4% da população mundial e provocam limitações em diversos aspectos do indivíduo, causando sofrimento psíquico, problemas escolares, dificuldades nos relacionamentos, queda de produtividade no ambiente profissional, redução na qualidade de vida e custos financeiros sociais e econômicos elevados. Neste contexto, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo descrever as estratégias de intervenção com base na terapia do esquema em pessoas adultas com diagnóstico de transtornos de ansiedade. Como objetivos específicos apresenta-se os conceitos da terapia do esquema, com ênfase nos esquemas iniciais desadaptativos, além de caracterizar os transtornos de ansiedade e, por fim, identificar os esquemas iniciais desadaptativos, os domínios de esquemas e os modos esquemáticos envolvidos nos transtornos de ansiedade, temas constantes na revisão da literatura. Quanto ao método, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com base na análise de 59 artigos que emergiram na pesquisa realizada no Portal de Periódicos da CAPES, com os termos "schema therapy" e "anxiety disorder" indicados nos buscadores. Após, como filtros selecionou-se o período de publicações que compreende os anos de 2014 a 2024, com artigos e revisão de artigos disponíveis em acesso aberto e revisados por pares, culminando em 10 artigos. Quanto à organização e catalogação dos dados utilizou-se uma ficha de documentação e o diagrama PRISMA e, com base no conteúdo dos artigos, foi elaborada uma revisão integrativa da literatura. Como resultados, conclui-se que os esquemas desadaptativos iniciais e os modos esquemáticos melhoraram significativamente após as intervenções da terapia dos esquemas, com efeitos benéficos nos sintomas dos transtornos de ansiedade, obsessivo-compulsivo e de pânico, com redução nos sintomas dos transtornos de ansiedade na intervenção da terapia do esquema emocional. Entre os principais modos esquemáticos desadaptativos presentes no transtorno de ansiedade social identifica-se a criança vulnerável, pai/mãe punitivo e exigente, capitulador complacente e protetor desligado, sugerindo que o supercontrole parental favorece o desenvolvimento de transtornos de ansiedade na infância. Por fim, os resultados mostram que o transtorno obsessivo-compulsivo está relacionado aos domínios de esquemas iniciais de desconexão e rejeição e supervigilância e inibição; e os domínios de esquemas desconexão e rejeição, autonomia e desempenho prejudicados, direcionamento para o outro e supervigilância e inibição possuem relação com os transtornos de ansiedade, culminando com a indicação de estratégias de intervenção em pacientes adultos com transtornos de ansiedade com base na terapia dos esquemas que é um tratamento promissor, tanto individualmente com em grupo, sendo desejáveis estudos futuros. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14786
Colecciones
  • Psicologia - Bacharelado [282]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV