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O uso de logos RPG para o desenvolvimento da consciência histórica: compreender e evitar o autoritarismo

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Dissertação Maicon Scarmim.pdf (905.5Kb)
Fecha
2025-07-31
Autor
Scarmim, Maicon
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadatos
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Resumen
A presente dissertação aborda a interrelação entre Ensino de História, o uso do jogo RPG (Role-Playing Game) e o autoritarismo no contexto histórico do século XX. O trabalho faz parte do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Caxias do Sul - Mestrado Profissional em História, tendo como linha de pesquisa as Linguagens e Cultura no Ensino de História. O estudo partiu de uma problemática cotidiana, percebida no contexto escolar buscando responder: de que forma um jogo de RPG sobre o autoritarismo na Segunda Guerra Mundial pode auxiliar na construção da Consciência Histórica no Ensino Fundamental e Médio. Tem como objetivo contribuir, através do Ensino de História, para a promoção de práticas docentes voltadas para a construção da Consciência Histórica; fazer um breve levantamento sobre a Segunda Guerra Mundial, relacionando a intolerância presente em movimentos autoritários do período com acontecimentos recentes; definir os principais aspectos do autoritarismo; demonstrar a potencialidade presente nos jogos de RPG para auxiliar no processo de ensino aprendizagem e, por fim, a elaboração do jogo de RPG sobre os campos de concentração. Através de pesquisa bibliográfica, essa pesquisa é qualitativa ao analisar diversos artigos, livros e dissertações. O produto final pode ser aplicado nas Séries Finais e Ensino Médio, ainda que a presente proposta não tenha sido posta em prática em uma sala de aula real. Assim, se busca potencializar o trabalho do professor que, a partir dos conhecimentos e experiências vivenciadas nessa iniciativa, abordaria a temática na sala de aula com possibilidades ampliadas. O RPG analisa conceitos, apresenta cenários reais/fictícios que potencializam o aprendizado de diversos momentos abordados nas aulas de História. Os resultados obtidos sinalizam que convergem para um trabalho pedagógico em consonância com o contexto da comunidade escolar, ampliando as possibilidades significativas de construção dos saberes históricos a partir de uma visão crítica, criativa e reflexiva voltada à compreensão de temas sensíveis e permanentes como o autoritarismo, nesse sentido, a promoção de reflexões sobre ensino de história, História, Consciência Histórica, autoritarismo e RPG. Por fim, cabe destacar a certeza de que o estudo não é conclusivo e possibilita novas abordagens. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14830
Colecciones
  • Mestrado Profissional em História [93]

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