As histórias que os livros de receitas contam: uma análise de manuscritos de Caxias do Sul
Fecha
2025-09-23Autor
França, Suelen Patrícia
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadatos
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Esta dissertação investiga os cadernos de receitas manuscritos como documentos históricos, culturais e afetivos, com foco em exemplares produzidos por mulheres de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Por meio da análise desses manuscritos e da realização de entrevistas com suas autoras, a pesquisa busca compreender como esses registros se constituem em fontes de memória, identidade feminina e preservação de tradições alimentares locais. A metodologia adotada fundamenta-se na história oral e na perspectiva da história cultural, dialogando com autores como Jacques Le Goff, Maurice Halbwachs, Michel de Certeau, Peter Burke e Eric Hobsbawm. Os cadernos revelam-se como repositórios de saberes culinários, afetos e práticas sociais, ultrapassando sua função utilitária para se tornarem arquivos pessoais que testemunham experiências cotidianas e modos de ser. A dissertação também evidencia como a tradição doceira, a religiosidade, os rituais familiares e os saberes femininos são transmitidos entre gerações, muitas vezes de maneira silenciosa, por meio da escrita e da oralidade. Ao valorizar esses registros, o trabalho contribui para o reconhecimento dos cadernos de receitas como patrimônio imaterial e expressão legítima da cultura popular, destacando a relevância das mulheres enquanto protagonistas na construção e manutenção da memória culinária local. Como produto social vinculado ao mestrado profissional, foi elaborado um roteiro pedagógico destinado ao ensino fundamental, intitulado Comer, Conhecer, Cozinhar: o que a comida conta pra gente? Com o objetivo de fomentar o reconhecimento da comida como prática cultural e incentivar os alunos a refletirem sobre a história, o caminho que os alimentos percorrem até chegar ao prato e a sua origem, vinculando esses aspectos aos saberes familiares. [resumo fornecido pelo autor]