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Propostas de produção escrita em um livro didático de língua portuguesa, destinado ao terceiro ano do ensino fundamental, e suas relações com as habilidades de produção escrita na BNCC

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Dissertação Larissa Gabriela Rodrigues.pdf (4.053Mb)
Data
2025-09-30
Autore
Rodrigues, Larissa Gabriela
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Metadata
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Abstract
Esta dissertação tem por objetivo analisar se as atividades de produção escrita do livro didático Aprender Juntos 3 de Silva C. e Silva E. (2021), destinado ao terceiro ano do ensino fundamental, contemplam as habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2017), em especial no que tange à produção de gêneros textuais. Para isso, faz-se uma retomada do percurso histórico da BNCC, considerando seus fundamentos, inclusive, em documentos internacionais, como é o caso do relatório DELORS (2010), observando como o documento pode ter influenciado a Base no estabelecimento de seus princípios básicos. Além disso, a BNCC (Brasil, 2017) é examinada no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa, com ênfase no eixo de produção textual. Posteriormente, é analisada a concepção de Perrenoud (1999), referente a competências e habilidades. Apresenta-se também as habilidades referentes à produção de texto no terceiro ano do ensino fundamental. Quanto ao ensino de gêneros textuais, estes são abordados por meio dos ensinamentos da escola de Genebra, em especial, de Bronckart (2006) e Dolz e Schneuwly (2004), que defendem que gêneros são instrumentos para mudança de comportamento, podendo ser aprendidos por meio de sequências didáticas. Além disso, verificou-se que o modelo espiral, utilizado pela BNCC (Brasil, 2017), corresponde, em parte, ao modelo espiral de distribuição de gêneros proposto por Dolz e Schneuwly (2004). Além disso, os blocos de habilidades organizam-se de maneira semelhante ao folhado textual de Bronckart (2006). Também é objeto do nosso estudo a escrita, por meio da qual os estudantes constróem repertório habilitando-os a reconhecer diferentes gêneros textuais e realizar produções textuais mais próximas da escrita formal em seus primeiros textos. Por fim, a obra Aprender Juntos 3 de Silva C. e Silva E. (2021) é analisada, verificando se suas atividades de produção textual atendem ao que é proposto pela BNCC (Brasil, 2017). A obra apresenta uma abordagem espiral mitigada em relação aos gêneros, não apresentando linearidade na apresentação dos gêneros. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14956
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [216]

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