• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Jornalismo
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Jornalismo
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estratégias de comunicação digital no Instagram do Campus Universitário da Região das Hortênsias: o uso do CHATGPT como apoio à produção de conteúdo

Thumbnail
Öffnen
TCC Nicole Cavallin.pdf (9.839Mb)
Datum
2025-07-10
Autor
Cavallin, Nicole
Orientador
Albé, Jussania de Fátima
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Em meio às transformações geradas pelo avanço da inteligência artificial (IA), especialmente de modelos generativos como o ChatGPT, torna-se relevante investigar de que forma as tecnologias podem ser incorporadas às práticas de comunicação digital. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar como a versão gratuita do ChatGPT pode ser utilizada de forma estratégica na produção de conteúdos para o Instagram. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise de conteúdo. O corpus foi constituído a partir de publicações do perfil UCS Campus Hortênsias, organizadas segundo categorias definidas a priori. Posteriormente, essas publicações foram submetidas a prompts no ChatGPT, que sugeriram possibilidades de aprimoramento associadas a cada categoria. Os resultados indicam que o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para potencializar a produção de conteúdo digital, especialmente ao sugerir melhorias que ampliam a criatividade, a clareza e a adequação das postagens às características específicas de cada categoria analisada. No entanto, a pesquisa também evidenciou limitações significativas da inteligência artificial, como a dependência da precisão dos prompts e a dificuldade em interpretar elementos visuais, que são fundamentais para plataformas como o Instagram. Dessa forma, o estudo reforça que, embora a inteligência artificial ofereça ferramentas poderosas para a inovação na comunicação digital, seu uso eficaz depende da expertise humana para assegurar que essas tecnologias sejam integradas de maneira estratégica, ética e criativa, potencializando os resultados e fortalecendo o engajamento organizacional. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14968
Collections
  • Jornalismo [101]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV