Lighted strings : tecnologia aplicada ao aprendizado de guitarra
Abstract
Esta monografia analisa aspectos da aprendizagem de um instrumento musical e abordagens tecnológicas para esse objetivo. Algumas dessas tecnologias são clássicas, podendo até ser representadas em papel (como a tablatura), outras envolvem o uso de software e mais algumas empregango hardware específico para esse fim. Após essa análise, é proposta uma arquitetura baseada em hardware e software para servir de apoio nesse aprendizado, criando uma arquitetura extensível e aberta, permitindo expansões, melhorias e trabalhos derivados. A implementação proposta une diversas das soluções estudadas, empregando múltiplos fatores já existentes e buscando aplicá-los ao aprendizado. A solução é composta por três partes principais: software, que deve executar em um PC, software embarcado, que é executado em um Arduino, e hardware, que é o próprio instrumento (a guitarra) com LEDs adicionados. O PC controlará os demais dispositivos conforme aulas pré-programadas por um professor de música ou entusiasta. A monografia expõe testes realizados de arquitetura para a abordagem que suportam a construção de um protótipo para testes da solução (sic).