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O uso de uma ontologia como base de conhecimento para o desenvolvimento de um jogo eletrônico de aventura

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Ver/
TCC Fernando Molon Toigo.pdf (7.701Mb)
Autor
Toigo, Fernando Molon
Orientador
Martinotto, André Luis
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Jogos eletrônicos estão fazendo cada vez mais parte do cotidiano das pessoas. Mesmo as pequenas empresas desenvolvedoras de jogos até as grandes empresas costumam utilizar linguagens imperativas tais como C, C++, C# ou Java para a criação de jogos. Entretanto, o desenvolvimento de jogos eletrônicos difere de outros tipos de softwares devido a necessidade de elementos gráficos avançados e interações em tempo real. Portanto, é necessário que o processo de desenvolvimento seja planejado de forma a diminuir futuras manutenções. Esse planejamento pode ser elaborado utilizando ontologias, que são formas de representação de conhecimento através da definição de conceitos e relacionamentos baseados em um domínio específico. Este trabalho propõe a criação e utilização de uma ontologia para a modelagem de uma base de conhecimento para o jogo Adventure. O objetivo é separar as regras do domínio do jogo de outros elementos do desenvolvimento, como, por exemplo, a interface. Através da ontologia é possível, inclusive, tornar as regras de domínio independentes da linguagem de programação. A ontologia criada nesse trabalho foi desenvolvida utilizando lógica de primeira ordem para descrever as regras básicas do jogo Adventure, e posteriormente, foi implementada na linguagem de programação declarativa Prolog. Essa que, por sua vez, foi integrada com uma interface gráfica que foi desenvolvida na linguagem C# para formar um protótipo do jogo Adventure (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1509
Colecciones
  • Ciência da Computação - Bacharelado [194]

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