Saberes docentes mobilizados na formação inicial do professor de língua inglesa para a educação básica
Zusammenfassung
Esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa: Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Esta pesquisa tem como foco a formação inicial de professores de Língua Inglesa para a Educação Básica. O objetivo central consistiu em investigar de que modo os saberes docentes são mobilizados em documentos legais e institucionais, bem como na percepção de licenciandos, no contexto de um curso de Licenciatura em Letras-Inglês de uma universidade da Serra Gaúcha. A investigação, de natureza qualitativa, adotou como percurso metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas de Ball (1994; 2008) a partir da análise do contexto de produção do texto legal ao investigar a legislação nacional que orienta a formação docente (LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e BNCC), bem como o Projeto Pedagógico do Curso e seu plano de execução curricular. Complementarmente, realizou-se a análise do contexto da prática através de um Grupo Focal com licenciandos do curso de Licenciatura em Letras-Inglês, buscando compreender como esses futuros professores percebem sua própria formação. As análises dos dados foram conduzidas à luz da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). O estudo parte da compreensão de que os saberes docentes - disciplinares, pedagógicos, curriculares e experienciais - são fundamentais para o exercício da docência, conforme apontam Tardif (2010), Nóvoa (1992), Pimenta (2012), Freire (1996), Gauthier (2006) e Perrenoud (2000), que se constituíram como principais referenciais teóricos da pesquisa. Os resultados evidenciam que, embora os documentos contemplem referenciais importantes da formação docente, a mobilização dos saberes ainda ocorre de forma fragmentada, com maior ênfase nos aspectos teóricos e menor integração com a prática pedagógica e com as experiências dos futuros professores. A pesquisa contribui, assim, para a reflexão sobre os caminhos da formação inicial, ao destacar a importância de uma abordagem que reconheça o professor como sujeito de saberes múltiplos e que valorize a indissociabilidade entre teoria, prática e experiência. [resumo fornecido pelo autor]

