Ensino de Compreensão Leitora: uma proposta pela semântica argumentativa

Visualizar/ Abrir
Data
2025-11-18Autor
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Orientador
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este livro é fruto de uma pesquisa rigorosa que articula teoria e prática no campo da linguagem e da educação. A obra propõe uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados por estudantes da Educação Básica no que diz respeito à compreensão leitora, com especial atenção à ausência de repertório sociocultural como um dos fatores que impactam o desempenho desses estudantes.
A partir da Semântica Argumentativa e dos estudos sobre práticas discursivas escolares, a autora investiga os modos pelos quais o ensino de leitura pode ser ressignificado para favorecer a constituição de sentido, respeitando os múltiplos saberes e vivências dos aprendizes. Além disso, analisa o papel do professor como mediador nos processos de ensino e de aprendizagem e propõe alternativas metodológicas baseadas na valorização do texto como unidade de sentido.
Voltado a educadores, pesquisadores e estudantes das áreas de Letras, Linguística e Educação, este livro oferece não apenas um diagnóstico crítico, mas também subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Uma leitura essencial para quem busca compreender e enfrentar os desafios do letramento no Brasil contemporâneo.
Collections
- Pesquisa [145]
