Saberes educacionais na graduação em farmácia : alinhamento às diretrizes e desafios para a formação integral do farmacêutico
Fecha
2025-12-04Autor
Santos, Flávia Roberta dos
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadatos
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Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa em Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, tem como objetivo analisar os saberes educacionais priorizados no plano de execução curricular de um curso de graduação em Farmácia, buscando compreender de que forma esses saberes contribuem para a formação do futuro farmacêutico. A pesquisa adota abordagem qualitativa e documental, fundamentada na Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Bowe (1992), com ênfase nos contextos de influência e de produção do texto. O corpus da pesquisa é composto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de uma universidade da Serra Gaúcha e pelas ementas das disciplinas que integram o plano de execução curricular vigente. A análise evidenciou a predominância dos saberes disciplinares, conforme discutido por Tardif (2002, 2014); a presença dos saberes experienciais, com base na concepção de Cunha (2009, 2013); os saberes pedagógicos, conforme propostos por Gandin (2012); e os saberes curriculares, conforme abordagem de Imbernón (2009). Observou-se que, embora todos os saberes estejam representados no plano de execução curricular, há uma ênfase nas dimensões técnicas e científicas, com carga horária mais limitada dedicada às práticas pedagógicas e experienciais. Conclui-se que o plano de execução curricular analisado está formalmente alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Farmácia e contempla diferentes dimensões da formação, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e sociais esperadas para a atuação do farmacêutico no contexto contemporâneo. [resumo fornecido pelo autor]
