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A construção das personagens negras e o imaginário social em Dramas para negros e Prólogo para brancos, de Abdias Nascimento

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Ver/
Dissertação Karine de Souza.pdf (1.589Mb)
Fecha
2025-12-05
Autor
Souza, Karine de
Orientador
Ceccagno, Douglas
Metadatos
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Resumen
A presente pesquisa propõe uma análise crítica da representação das personagens negras na literatura dramática brasileira, com foco na obra Dramas para negros e prólogo para brancos, organizada por Abdias Nascimento. A partir de uma inquietação pessoal ligada à identidade racial e ao apagamento das referências negras na minha trajetória, o trabalho investiga como o Teatro Experimental do Negro desafia o imaginário social colonial e racista, especificamente no que diz respeito à influência sobre a criação das personagens negras no teatro brasileiro. O estudo articula conceitos teóricos de autores como Cornelius Castoriadis (1982) e Bronislaw Baczko (1985) com a perspectiva de intelectuais e artistas negros, como Toni Morrison (2019), Frantz Fanon (2008), Sueli Carneiro (2023), Cuti (2010) e o próprio Abdias Nascimento (2004). A pesquisa argumenta que o teatro negro, especialmente o desenvolvido pelo Teatro Experimental do Negro (TEN), surge como ferramenta de resistência estética, política e espiritual, promovendo uma reconfiguração simbólica da identidade negra. Assim, o trabalho busca evidenciar como o TEN se consolidou como um espaço de enfrentamento aos estereótipos e de valorização da ancestralidade afro-brasileira. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/15147
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [226]

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