Aplicação da mineração de textos na análise de produções textuais
Zusammenfassung
Este trabalho apresenta um estudo sobre Mineração de Textos aplicada ao contexto educacional. No ensino em geral existem muitas produções textuais que precisam ser manualmente analisadas pelos professores. Existe a necessidade do desenvolvimento de softwares que auxiliem a automatizar processos de leitura e revisão de textos. Eles podem auxiliar tanto professores quanto alunos no processo de aprendizagem como extrair palavras relevantes de textos de alunos para verificar a coerência com o que foi estudado. Também pode apoiar o próprio aluno na compreensão do que está apresentando em um texto e auxiliar o aluno a entender um texto didático (original). Além disso, pode ajudar a realizar uma tarefa através da mineração de textos e da visualização dos termos mais relevantes. Porém, todas são tarefas complexas que se aplicam a diversas áreas de conhecimento. Alguns trabalhos e softwares relacionados já foram desenvolvidos, tais como o UnderMine Text Miner (CRISTOFOLI, 2012), que será utilizado neste estudo. Não basta apenas minerar os textos, os resultados da mineração precisam ser apresentados de forma que quem os interprete possa compreender e obter conclusões. Neste enfoque, foi desenvolvida a ferramenta Análise de Produções Textuais, capaz de realizar o treinamento de determinada área do conhecimento e efetuar a mineração de produções textuais de estudantes. Com base nos dados gerados, foram utilizadas visualizações desenvolvidas com a tecnologia D3 Data-Driven Documents (BOSTOCK, 2013), para fins de acompanhamento da evolução de alunos durante realização de atividades textuais, oferecendo um conjunto de ferramentas funcionais para a análise de textos educacionais (sic).