Vantagens e desvantagens da implantação do sistema público de escrituração digital : estudo de caso em uma empresa industrial
Autor
Santos, Eveline Cordova dos
Orientador
Eckert, Alex
Metadatos
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O SPED é um novo sistema da Receita Federal do Brasil, elaborado para facilitar a entrega das obrigações acessórias pelas empresas. Com a finalidade de modernizar e otimizar a fiscalização tributária. Atualmente o SPED é constituído por três grandes grupos: a Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Fiscal Digital e Escrituração Contábil Digital. Cada um desses grupos tem uma finalidade específica, mas todas têm um único objetivo, que é a unificação das informações enviadas ao fisco, agora por meio digital. Isso não facilita apenas o controle da Receita Federal sobre os contribuintes, mas também facilita aos contribuintes a forma de apresentar as obrigações acessórias ao fisco. Este trabalho busca mostrar um pouco do funcionamento de cada uma das etapas do novo sistema e o que mudou com a implantação do mesmo. Quais as principais vantagens e desvantagens que uma empresa industrial terá com a implantação do SPED? Para responder essa questão de pesquisa, elaborou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentando-se em conceitos principalmente dos órgãos responsáveis pela criação desse sistema. Também se fundamentou essa pesquisa em um estudo de caso em uma empresa do ramo industrial. O trabalho conseguiu alcançar todos os seus objetivos, tanto o objetivo geral, quanto os objetivos específicos. Por fim, conclui-se na empresa estudada que o novo sistema trouxe algumas desvantagens para o contribuinte, mas trouxe também muitas vantagens, principalmente para os órgãos fiscalizadores, onde houve mais vantagens do que desvantagens com a implantação do SPED. Mas é importante ressaltar que o resultado obtido no estudo de caso pode ser considerado apenas para a empresa estudada, se for considerada outra empresa, pode ser que sejam encontrados resultados diferentes (sic).