• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Evidenciação contábil das informações ambientais : uma análise das empresas da serra gaúcha listadas na BM&FBOVESPA

Thumbnail
Mostra/Apri
TCC Suzana Cechinato.pdf (849.0Kb)
Autore
Cechinato, Suzana
Orientador
Leites, Eduardo Tomedi
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
A preocupação com o meio ambiente vem aumentando significativamente a cada dia, não só pela falta de conscientização, responsabilidade e degradação ao meio ambiente, mas também pela forma como as empresas divulgam os impactos ambientais que são causados pela prática de suas atividades. A Contabilidade é considerada uma das principais ferramentas de gestão, para contribuir nesse processo de gestão ambiental, auxiliando para que os gestores tomem medidas adequadas para e preservação do meio ambiente. Em uma sociedade que se fundamenta na transparência, na responsabilidade social e na Governança Corporativa, entende-se ser necessário conhecer como as empresas estão evidenciando as informações ambientais. Neste sentido, o presente estudo tem o objetivo de verificar se as empresas da Serra Gaúcha listadas na BM&FBOVESPA, Seguidoras das Práticas de Governança Corporativa evidenciam em seus relatórios e nas demonstrações contábeis as informações de cunho ambiental. Desse modo, para a coleta dos dados, foram analisadas as demonstrações contábeis, as Notas Explicativas, o Relatório da Administração, o Relatório de Sustentabilidade, o site das empresas, da BM&FBOVESPA e da CVM. Os dados apresentados foram extraídos do Relatório de Sustentabilidade, do Balanço Social, do Relatório da Administração e do site das empresas, pois nas demais demonstrações não foram encontradas nenhuma informação relacionada ao meio ambiente. Após a análise dos dados, concluiu-se que as empresas enfatizam sua imagem divulgando essas informações demonstrando um retrato positivo perante a sociedade, seja com a intenção de amenizar os impactos ambientais ou por questão de marketing, para obterem vantagem em relação a concorrência (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1608
Collections
  • Ciências Contábeis - Bacharelado [756]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV