Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul
Fecha
2014-05-13Autor
Degrazia, Carolina Figueiró
Orientador
Rejowski, Mirian
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A economia do conhecimento é caracterizada pela tecnologia da informação, pela competitividade acirrada e a valorização do conhecimento como estratégia competitiva. Tais fatores representam novas características da sociedade trazendo diversos desafios para a sustentabilidade de todas as organizações. Para a educação superior, os desafios são ainda mais evidentes. O posicionamento estratégico de mercado que os cursos de Turismo devem adotar para inserir-se nas necessidades da sociedade atual, é questão de suma importância. Esta pesquisa versa sobre este tema, se o curso superior de Turismo, objeto da pesquisa, tem suas estratégias formuladas para superar os desafios para posicionar o mesmo no mercado competitivo. Neste sentido, desenvolve-se um referencial teórico sob o enfoque da economia do conhecimento, do ambiente, estrutura e cultura organizacional, e das estratégias de posicionamento. O estudo finaliza evidenciando que o curso em estudo, mesmo aceitando as exigências da economia do conhecimento, pouco lança mão de recursos estratégicos para posicionar-se no mercado. Também são apresentadas as relações entre as pessoas e as relações burocráticas dentro do curso em que se compreende a dinâmica organizacional.
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
O conceito de turismo sexual na perspectiva de sua inserção como objeto de estudo na graduação em Turismo
Marinho, Marcela Ferreira (2014-06-04)Esta pesquisa visa contribuir para a discussão/(re)construção do conceito de turismo sexual, na perspectiva de abordá-lo pedagogicamente na formação superior em turismo. O suporte teórico para as reflexões foi buscado na ... -
Sustentabilidade e overtourism : saturação das atividades turísticas de acordo com a fase do ciclo de vida do destino turístico
Marodin, Tatiana Gehlen (2025-03-28)Como fenômeno social, o turismo causa, inexoravelmente, impactos positivos e negativos na localidade receptora. É inegável que a qualidade de vida da população receptora melhora quando os impactos positivos superam os ... -
A energia eólica sob a ótica do turismo : um estudo sobre os conjuntos eólicos dos municípios de Àgua Doce (SC) e Osório (RS)
Côrso, Kárin Ane (2014-06-26)Essa dissertação apresentou como objetivo geral a verificação da existência de correspondência efetiva entre a energia eólica e o Turismo, de forma a permitir que se identificasse a confluência entre esses dois temas e de ...