Captação de recursos em factoring : perfil, motivações, vantagens e desvantagens
Abstract
O fomento mercantil, também conhecido como factoring surgiu no Brasil no início da década de 80. Factoring é uma atividade comercial, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. A principal finalidade da empresa de factoring é o fomento mercantil. Fomentar, assessorar, ajudar o pequeno e médio empresário a solucionar os problemas do dia a dia. O objetivo desse trabalho é definir as características das empresas que buscam recursos na factoring Alfa Ltda. A metodologia utilizada quanto aos procedimentos técnicos, foi definido como um estudo de caso, através de pesquisa documental nos relatórios da factoring Alfa. Quanto aos objetivos esse trabalho é considerado uma pesquisa descritiva e explicativa. A forma de abordagem do problema é uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Através de entrevistas realizadas com empresas clientes, foi observada a grande dificuldade que os empresários sentem para ter acesso ao crédito pelas instituições financeiras, devido muitos deles possuírem restrições. A partir dos resultados obtidos, foi possível avaliar as vantagens e desvantagens na utilização deste recurso, o perfil de cada empresa, os valores das negociações mensais e a viabilidade na utilização deste recurso de antecipação de crédito (sic).