Análise comparativa de custos na aquisição de mercadorias no mercado interno e externo - um estudo de caso em uma distribuidora atacadista
Zusammenfassung
No cenário atual, a competitividade no mercado de produtos alimentícios tem exigido a busca contínua por inovação de seus produtos para que se destaque não só pela qualidade, mas também pelo preço. No ramo atacadista não é diferente. Para que as empresas obtenham retorno desejado é fundamental a análise e acompanhamento dos custos de aquisição. O presente trabalho tem como objetivo analisar os custos de aquisição dos principais produtos comercializados pela empresa em estudo, que são mercadorias de origem ovina e bovina, provenientes do mercado interno e do mercado externo. A pesquisa se classifica como estudo de caso, descritiva e qualitativa. Com base na pesquisa e no referencial teórico, foi realizado o levantamento de dados, através de notas fiscais, guias de impostos e planilhas de despachos aduaneiros. Após o levantamento de dados foi realizada uma análise minuciosa dos mesmos, e apresentada uma planilha padrão para cálculo do custo de aquisição. Posteriormente, elaborou-se um comparativo em forma de planilhas, que possibilitou a empresa identificar que o mais vantajoso é adquirir mercadorias ovinas no mercado externo e as mercadorias bovinas mercado interno. Os dados obtidos através do levantamento de dados foram de grande importância para o bom desenvolvimento deste trabalho e a obtenção dos objetivos propostos (sic).