Aplicação do sistema de custos em uma empresa do segmento de software da serra gaúcha
Zusammenfassung
A mensuração dos custos dos produtos é essencial para formação dos preços de vendas, redução de custos e sustentabilidade dos negócios. O presente trabalho aborda um estudo de caso em uma empresa do segmento de desenvolvimento de softwares que não possui sistema de custeio. O objetivo principal é verificar como a mensuração dos custos pode auxiliar essa empresa na formação dos preços de vendas dos produtos, tornando-a mais competitiva. Além disso, o conhecimento dos custos incorridos no processo de desenvolvimento dos produtos é de grande importância, pois permite à gestão formular estratégias para redução de custos internos e identificar produtos com margens negativas, que possam estar comprometendo a continuidade dos negócios. Para tanto, torna-se necessário uma revisão detalhada da literatura de custos, enfatizando os principais métodos e procedimentos utilizados, bem como, a aplicação desses conceitos na empresa de software. Ao comparar os preços de vendas praticados pela empresa, com os preços de vendas calculados a partir do custo, foram identificados: produtos com margem de lucro inferior à desejada pela direção; e, produtos superfaturados, fato que pode estar relacionado ao baixo volume de negociações dos mesmos. As aplicações dos métodos de custeio contábeis em empresas de software são raras, portanto, acredita-se que o presente estudo pode contribuir para o aumento do grau de conhecimento sobre o tema e auxiliar empresas do mesmo segmento que desejem aprimorar seus processos de gestão (sic).