Nível de evidenciação do princípio da transparência pelas empresas do comércio de vestuário e calçados listadas na BM&FBOVESPA : uma análise de conteúdo
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Autore
Meneguzzo, Laís
Orientador
Jaroseski, Sinara
Metadata
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De acordo com o Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa (2015), as boas práticas da governança consistem em princípios básicos que alinham os interesses de conservar e melhorar o valor da organização no longo prazo. Dentre estes princípios está o da transparência, que trata do desejo das empresas informarem não apenas o que é obrigatório, contemplando fatores que vão além do desempenho econômico-financeiro. O objetivo desta pesquisa foi verificar o nível de aderência ao princípio da transparência nos relatórios da administração de empresas do comércio de vestuário e calçados listadas no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Desta forma, realizou-se uma pesquisa documental e descritiva nos relatórios da administração das empresas selecionadas nos anos de 2013 a 2015 e como parâmetro foi utilizado o Parecer da CVM n° 15/1987. Analisou-se as informações evidenciadas por parte das companhias utilizando um modelo de questionário com as ocorrências a serem buscadas. Constatou-se que dos 26 tópicos levantados para esta pesquisa, somente 9 foram evidenciados por todas as empresas da amostra em todos os anos analisados. Os resultados apontaram que mesmo estando listadas no mais alto nível de governança corporativa algumas empresas não apresentaram um bom nível de aderência ao princípio da transparência. Percebe-se que o foco da divulgação se dá nos itens financeiros não ressaltando a devida importância aos demais fatores gerenciais que norteiam a tomada de decisão das organizações (sic).