• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O estudo da história do Islã e dos muçulmanos na educação básica : conceitos e representações

Thumbnail
View/Open
Dissertacao Jéssica Pereira da Costa.pdf (1.994Mb)
Date
2017-03-08
Author
Costa, Jéssica Pereira da
Orientador
Lia, Cristine Fortes
Metadata
Show full item record
Abstract
O Islã é a religião que mais cresce em número de fieis no mundo. Ao longo da História os estudos orientalistas construíram representações acerca dos muçulmanos e de suas práticas que contribuíram para alimentar uma relação de estranhamento desenvolvida entre Ocidente e Oriente ainda durante a Idade Média. Essa relação de estranhamento foi intensificada após a atuação de grupos terroristas que agem desde o século XX utilizando a religião muçulmana como justificativa de seus atos violentos. Observa-se um crescente interesse das diferentes mídias ao se constatar o aumento de produções relacionadas ao tema. Estudantes e professores estão sob influência destas percepções canonizadas sobre os muçulmanos e suas práticas. Neste estudo há o objetivo de compreender as representações elaboradas sobre essa religião no ensino de História. Para isso, analisam-se as representações sobre o Islã e os muçulmanos presentes em duas coleções de livros didáticos de História, destinadas ao Ensino Médio e distribuídas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Destacou-se, neste trabalho, a análise dos conceitos ligados à religião e sua apropriação pelo livro didático. A partir disto, foi elaborado um vocabulário de conceitos para o estudo da História do Islã e dos muçulmanos, com o objetivo de contribuir para os estudos sobre o tema e o trabalho docente na sala de aula, sendo este o produto que acompanha esta dissertação.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1794
Collections
  • Mestrado Profissional em História [91]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV