Projeto do sistema de fixação da carroceria de ônibus ao chassi por intermédio de grampos
Autor
Perini, Fábio Luís
Orientador
Vieceli, Alexandre
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Nesse trabalho foi desenvolvida uma proposta para a substituição do sistema atual de fixação da carroceria de ônibus ao chassi por intermédio de soldagem, por um sistema que utiliza o princípio de fixação por grampos que prendem os levantes da base às longarinas do chassi, pois o método de solda pode vir a influenciar na resistência mecânica das longarinas devido às alterações de sua microestrutura provocadas pela energia do processo de soldagem. Foram dimensionados os principais itens do sistema, que são: o grampo, os elementos de fixação (parafuso e porca), o calço e determinado o torque necessário para atingir a pré-carga de fixação do sistema, bem como avaliado o coeficiente de atrito entre as superfícies de contato. Os grampos foram confeccionados com aço de alta resistência, inicialmente com o aço Optim 900 QC e posteriormente o aço Optim 700 MC. Para os demais componentes manufaturados utilizou-se aço SAE 1020, e foram adquiridos os elementos de fixação para a confecção de três conjuntos de corpos de prova para a realização de ensaios de tração. Para o conjunto de corpos de prova montados com o sistema de fixação atual, onde é utilizado o processo de soldagem para a fixação da carroceria, foi avaliada a capacidade de carga estática de tração, no sentido vertical, sobre o sistema. Para o primeiro conjunto de ensaios sobre o sistema desenvolvido, onde foi utilizada a fixação por grampos, foi avaliado o comportamento dos componentes de fixação e a resistência ao deslizamento entre as superfícies de contato, obtendo assim um coeficiente de atrito do sistema. Para o segundo conjunto de ensaios sobre o sistema desenvolvido, os corpos de prova foram redimensionados, reduzindo a massa, trocando o tipo de aço e variando a angulação dos calços. Os ensaios realizados sobre o sistema desenvolvido, demonstraram resultados satisfatórios em relação à fixação do levante da base sobre a longarina, onde foi obtido o deslocamento médio de 0,44% em relação ao comprimento total dos corpos de prova, para a força de tração vertical de 10 kN, demonstrando que o sistema obteve rigidez elevada atendendo às necessidades na fixação da carroceria (sic).