Comparativo de dois conceitos estruturais de um ônibus utilizando método dos elementos finitos
Zusammenfassung
Este trabalho teve como objetivo desenvolver e analisar dois conceitos estruturais da frente de um ônibus pelo método de elementos finitos. Essas tarefas foram realizadas para verificar um novo conceito estrutural criado para aumentar a absorção de impacto frontal, com o intuito de satisfazer parâmetros fundamentais de segurança quando este se envolver numa colisão frontal. As análises do veículo foram feitas através de um parâmetro chamado de crashworthiness; conceituado como a capacidade da estrutura ou parte dela de absorver energia cinética resultante de um impacto e manter a integridade no espaço dos ocupantes. Foram feitas modelagens de estruturas, com o objetivo de fazer comparativos entre o modelo vigente e o proposto, simulando e analisando o seu comportamento através do software ANSYS/LS DYNA. Para calibrar o modelo numérico foi realizado o ensaio experimental do pêndulo, com o objetivo de verificar se os resultados obtidos na simulação de fato convergem com a realidade. Com a execução do método constatou-se que a estrutura com o absorvedor de impacto não se comportou da forma esperada, não melhorando o desempenho da mesma quando envolvida em uma colisão frontal (sic).