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Avaliação do efeito do dano por fadiga em uma poltrona de ônibus urbano : correlação de dados de campo e de laboratório

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TCC Guilherme Motter.pdf (9.631Mb)
Autor
Motter, Guilherme
Orientador
Ciapparini, Joel Vicente
Metadata
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Resumo
Uma das maiores dificuldades de aplicação da análise de fadiga em veículos e em seus componentes está em desenvolver uma correlação entre os danos causados por fadiga em ensaios de laboratório e testes de estrada. Esta correlação pode contribuir significativamente para a redução do tempo e do custo no desenvolvimento de um novo produto. O objetivo deste trabalho é apresentar uma correlação entre os danos causados em uma poltrona de um ônibus urbano no ensaio de durabilidade em campo com um ensaio controlado de fadiga em laboratório. A prova de durabilidade acelerada alterna tipos de pista, asfalto, terra e paralelepípedo, assim como a condição de carregamento sobre a poltrona. Na prova de laboratório, um carregamento cíclico com frequência e amplitude controladas é aplicado sobre o conjunto da estrutura da poltrona e de seus componentes. Partindo de uma análise utilizando o método de elementos finitos são definidas as regiões mais críticas para ocorrência de uma falha na estrutura da poltrona. Nessas regiões são colados extensômetros e os dados reais de carregamentos são coletados em ambos os ensaios. Com os dados experimentais, utilizando o método rainflow e a teoria do acúmulo do dano, é realizado o cálculo do dano causado por fadiga para cada ponto instrumentado. A partir dos resultados, é relacionado o número de ciclos do ensaio de laboratório que causam um dano de fadiga equivalente ao dano causado no teste de campo, em função da distância percorrida pelo veículo (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2076
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [309]

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