• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação do enfermeiro para a integralidade a partir de pressupostos dialógicos freireanos

Thumbnail
Öffnen
Dissertacao Suzana Boeira.pdf (1.462Mb)
Datum
2017-04-03
Autor
Boeira, Suzana
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Esta pesquisa teve como objetivo apresentar norteadores da prática pedagógica que contribuem na formação do enfermeiro para a integralidade na saúde sob a perspectiva dialógica de Freire. Esse tema surgiu a partir de vivências como docente de um curso de graduação em enfermagem que demonstraram uma dicotomia da formação e da atuação profissional em relação às boas práticas em saúde. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir das publicações do Portal de Periódicos CAPES (2009-2016), considerando teses, dissertações e artigos que contemplam a temática proposta, bem como análise das Diretrizes Curriculares nacionais para a formação do enfermeiro. A análise de conteúdo de Bardin foi o caminho escolhido para interpretação dos dados, articulados com os pressupostos teóricos do dialogismo em Freire e da integralidade de Pinheiro e Mattos. Do processo de análise emergiram três categorias: a docência humanizadora como possibilitadora de um cuidado humanizado; a interdisciplinaridade como base para a integralidade do cuidado através de relações dialógicas constituídas pelo diálogo e pela escuta ativa; e o reconhecimento da multidimensionalidade do sujeito para o estabelecimento de uma relação dialógica desde a sua singularidade e subjetividade. Da articulação entre essas categorias, relacionando os conceitos do quadro teórico constituído, foram identificados cinco pressupostos pedagógicos para a formação do enfermeiro, respondendo assim a pergunta de pesquisa. Eles estão relacionados à necessidade do professor compreender e reconhecer os saberes dos educandos, permanecendo vinculado ao compromisso com o rigor metódico, ao uso da pesquisa para o processo de ensino e aprendizagem e à adaptação e reconhecimento da condição de inacabamento e condicionamento dos sujeitos. Apontam para uma formação orientada para o reconhecimento do homem como ser multidimensional e complexo e na produção de conhecimentos que derivem de espaços coletivos de ação-reflexão-ação, a partir da competência profissional do educador, de sua autoridade, humildade e capacidade de escuta. Os resultados da pesquisa ainda indicam a necessidade de o docente se comprometer com sua prática, levando em conta as demandas do cotidiano profissional do enfermeiro, para pensar nas situações de ensino aprendizagem, além de considerar o contexto de vida dos alunos.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2085
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV