• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Práticas de inteligência competitiva e a compreensão de indicadores econômicos para a decisão baseada em dados em pequenas e médias empresas de Caxias do Sul

Thumbnail
Ver/
Dissertacao Eduardo Dieter.pdf (1.481Mb)
Fecha
2017-04-20
Autor
Dieter, Eduardo
Orientador
Fachinelli, Ana Cristina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Indicadores econômicos e sociais consistem em sinalizadores do comportamento das diferentes variáveis econômicas e sociais, fundamentais para a melhoria da compreensão da situação atual e delimitação do viés de curto prazo da economia. Em âmbito organizacional, servem para subsidiar o processo de tomada de decisão estratégica, permitindo que a empresa estabeleça técnicas e práticas condizentes com seu ambiente externo, como é o caso da Inteligência Competitiva. Esse estudo teve por objetivo examinar as práticas de inteligência competitiva, compreensão de indicadores econômicos e sociais, e a decisão baseada em dados de pequenas e médias empresas de Caxias do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa caracterizada quanto a sua finalidade como exploratória e descritiva, adotando como procedimento técnico uma survey. Os 204 participantes da pesquisa são gestores de Pequenas e Médias Empresas (PME’s) de Caxias do Sul. Os resultados indicam que, em diferentes níveis, os gestores compreendem os indicadores econômicos e sociais, utilizam dados para a tomada de decisão e praticam inteligência competitiva. Foi identificada uma correlação no aspecto dinâmico da informação, de seu compartilhamento e de sua disseminação.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2358
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV